Uma das primeiras coisas que temos que entender quando falamos de marketing para o mercado imobiliário são as diferenças inerentes a cada região e o perfil do seu negócio.

O Brasil é muito grande e seria um erro admitirmos que o que funciona em uma cidade certamente funcionará em outra. O perfil sociocultural do consumidor muda muito. Então pensarmos em uma estratégia de marketing para o mercado imobiliário brasileiro, como um todo, seria um equívoco.

Marketing para o Mercado Imobiliário Local

Na grande maioria dos casos, os negócios e profissionais envolvidos no ramo imobiliário tem um alcance local. Principalmente se pensarmos somente em imobiliárias e corretores. Seguindo esse padrão, entendemos que a melhor forma de se iniciar um planejamento de marketing para o mercado imobiliário é entendendo sua cidade e o seu público.

Por essa razão, estamos iniciando uma série de artigos com foco no mercado imobiliário local das maiores cidades do Brasil. Buscamos entender quais estratégias de marketing funcionam melhor em cada uma delas e por quê.

O objetivo é oferecermos aos profissionais desses mercados uma visão realista e prática do mercado em que eles atuam. Dessa forma será mais fácil desenvolver estratégias que possam alavancar os seus negócios.

Acreditamos que essa abordagem também favorecerá aos consumidores. Uma vez que temos profissionais trabalhando alinhados as expectativas dos seus clientes, certamente alcançaremos um maior índice de satisfação.

O marketing para o mercado imobiliário local

Marketing para o Mercado Imobiliário

Conforme comentamos, nossa abordagem nessa série de artigos será local. Para isso selecionamos uma relação das cidades mais populosas do Brasil. Vamos buscar cobrir pelo menos uma cidade em cada estado.

É importante destacar que as diferenças de estratégias não variam exclusivamente de acordo com a localização geográfica.  Aliás, a geografia tem pouca influência. O seu foco sempre deve ser sobre o seu público.

Por exemplo, o que funciona para um público com perfil de produto econômico, dificilmente funcionará para o público de alto padrão. Mesmo estando na mesma cidade.

Por essa razão, você não deve levar em consideração somente as características locais. É importante entender elas para que seja possível adaptá-las ao seu mercado e ao seu negócio. Essa é a chave para o sucesso.