Você sabe o que é marketing imobiliário?

O marketing imobiliário é a execução de um conjunto de estratégias com o objetivo de causar impacto no mercado imobiliário como construtoras, fornecedores, parceiros e clientes.

O que é marketing imobiliário

Comumente é atribuído como uma parte da estratégia de vendas. Entretanto, de acordo com os seus objetivos, uma boa estratégia de marketing imobiliário pode impactar diretamente diversos setores e processos da empresa que o emprega.

Por exemplo, uma empresa de engenharia pode desenvolver uma estratégia para desenvolver novas parcerias com imobiliárias.

Outro exemplo é uma construtora com o objetivo de entrada em uma nova cidade. Uma boa estratégia seria a promoção da sua marca junto a potenciais parceiros (imobiliárias) e consumidores.

Em uma segunda etapa, com o lançamento, seria possível consolidar a marca com dados de venda. Posteriormente poderia ainda reforçar essa estratégia com a qualidade do empreendimento e testemunhais de clientes.

Uma terceira ação, promovido por uma imobiliária, poderia visar a captação de imóveis. Ou ainda, a busca por novos corretores.

Cada ação dessas causa um impacto no mercado. Seja através da criação de uma rede de parceiros, entrada em um novo mercado, consolidação da marca, aquisição de novos produtos e aumento no número de corretores.

Entendendo esse conceito, fica fácil deduzirmos que se um profissional ou imobiliária se especializar em marketing, o negócio como um todo será beneficiado.

O que é marketing?

Podemos entender o marketing como sendo a execução de ações planejadas que causam impacto no mercado em que a empresa está inserida. A própria origem da palavra reforça essa afirmação.

Marketing vem da palavra em inglês market, que significa mercado. Em inglês, quando se adiciona o ing ao final de uma palavra, geralmente quer se dar o sentido de ação. O similar em português seria algo como se pegarmos a palavra faz e adicionarmos endo ao final, formando fazendo.

Os professores de inglês e português que me desculpem mas o objetivo desse artigo não é discutir a parte gramatical. Utilizo o exemplo acima somente para explicar da forma mais didática possível a etimologia da palavra marketing. Então vamos seguir em frente!

Quando estudamos o marketing tradicional, um dos primeiros pilares que conhecemos são os 4 P’s do marketing. Atualmente, alguns estudiosos falam em 5 P’s do marketing.

Francamente, eu sei que a princípio pode parecer bobagem. Mas entender esse conceito e aplicá-lo ao mercado imobiliário auxilia muito na definição de processos internos e desenvolvimento de estratégias corporativas.

A função do marketing imobiliário

Função do Marketing Imobiliário

Como comentamos, o marketing vai muito além de uma estratégia de vendas. Os 5 P’s do marketing deixam mais claro a amplitude de ações que um profissional focado em marketing pode desempenhar.

Então vamos ver quais são os 5 P’s:

  • Produto: No nosso caso são imóveis. Independente se você trabalha com terrenos, lançamentos, locação ou venda. O produto sempre será imóveis. Se você atua com outro produto ou serviço, você está fugindo do mercado imobiliário;
  • Praça: A localização do imóvel. Podemos entender a praça como sendo uma região da cidade ou a cidade como um todo. A maioria das imobiliárias são locais, sendo assim deveriam entender as praças como sendo regiões da cidade;
  • Preço: Essa é a base da profissão de um corretor. A principal função do corretor é facilitar o acordo entre as partes e, em geral, o preço é o ponto central de toda negociação. No caso do marketing imobiliário tem um peso ainda maior. Isso porque a definição do valor de venda/locação em cada negócio serve de base para a definição dos valores de partida para os produtos que estão ou entrarão no mercado.
  • Promoção: Aqui temos uma característica que é fácil de entendermos. Se você não anuncia, não vende. Saber dar publicidade ao seu produto deveria ser uma especialidade de toda imobiliária e/ou corretor.
  • Pessoas: As negociações e transações são feitas entre pessoas. Mesmo quando uma parte é uma empresa ou a própria construtora, você negocia com pessoas e não com entidades. Por isso é tão importante estudarmos constantemente a psicologia do consumidor e comportamento humano. Isso auxilia muito no planejamento de estratégias de marketing.

O marketing no mercado imobiliário

Como você pode perceber, o marketing imobiliário é de fundamental importância no dia a dia de empresas e profissionais envolvidos no mercado. Ele permeia praticamente todos os principais processos inerentes a profissão.

Com isso, podemos concluir que se você atua no ramo e se especializar em marketing, naturalmente você irá se destacar no mercado imobiliário. E você pode comprovar isso ao notar a deficiência na qualificação de profissionais nessa área.

Grande parte das pessoas atuando no setor acreditam que aprendendo técnicas de vendas, terão sucesso imediato. Eles falham ao compreender que o negócio envolve muitos outros aspectos além da venda.

E você pode aproveitar essa falha para se destacar. Estude, aprenda o marketing e empregue no seu dia a dia. Acompanhe nosso site e leia nossos artigos.

Isso fará com que você conheça cada aspecto do negócio, tenha uma melhor compreensão dos processos envolvidos na sua atividade e desenvolva estratégias cada vez mais eficientes.

Traduzindo, aumentará o seu faturamento. Seja persistente e consistente nos estudos e nas ações. Faça isso e, com certeza, você estará no caminho certo para o seu sucesso profissional.