Há pouco tempo, bastava as imobiliárias publicarem um anúncio do imóvel que angariado nos classificados do jornal local, colocar uma placa no imóvel e esperar as pessoas ligarem. As atuais estratégias de marketing imobiliário eram simples mas traziam resultado.

Com o número de opções de opções de canal de divulgação, essas ações já ofereciam uma cobertura significativa. Os clientes da época se acostumaram com isso e, quando tinham interesse em um imóvel, sabiam que teriam que buscar a imobiliária ou um corretor.

Esse era o mínimo e, fazendo o mínimo, já tinham resultados satisfatórios. Mas isso mudou completamente.

Não entenda mal, anúncios em jornais e placas ainda dão resultados. Mas se você está resumindo a sua estratégia de marketing somente nisso, amigo, você tem deixado boa parte da grana na mesa.

Hoje nós temos a internet, portais de imóveis, redes sociais e diversas outras ferramentas e canais de comunicação como parte do dia a dia do corretor.

O que é Estratégia de Marketing Imobiliário

Além disso, a concorrência hoje é muito maior e é brutal. Segundo o sistema Cofeci-Creci, o número de corretores de imóveis teve um salto de 155 mil em 2008, para aproximadamente 350 mil profissionais em 2017.

Isso mesmo, são 195 mil novos corretores somente nos últimos 10 anos. Um aumento de 125%. Esse aumento trouxe muita gente qualificada e preparada para o mercado. Isso significa que é hora de elevar o nível do seu jogo. As estratégias de marketing imobiliário tem um enorme peso nas decisões de todas empresas de sucesso no ramo. E na sua?

Mas afinal, o que são estratégias de marketing imobiliário?

Estratégia de marketing imobiliário é um conjunto de ações, planejadas e executadas, com o objetivo claro de causar impacto no mercado imobiliário. Alguns exemplos de estratégias são:

  • Estratégia para alcance e consolidação da marca (Branding);
  • Estratégia para angariação de imóveis;
  • Estratégia de divulgação segmentada de imóveis;
  • Estratégia de venda segmentada de imóveis;
  • Estratégia de locação segmentada de imóveis.

Provavelmente você deve ter percebido que utilizamos a palavra segmentada em vários exemplos acima. Isso é proposital. Uma estratégia de divulgação de um imóvel pronto é diferente da estratégia de um lançamento ou imóvel usado.

Levando em consideração ainda o valor de venda e a localização; é fácil perceber que são produtos e públicos-alvo completamente diferentes. Por essa razão, cada segmento de produto deve ter uma estratégia própria.

Quais estratégias te levarão ao sucesso

Estrategias de Sucesso no Marketing Imobiliário

Quando falamos em estratégia de marketing, principalmente no ramo imobiliário, as pessoas imediatamente remetem a vendas. Isso é natural e compreensível. Afinal, é na venda que a comissão é realizada, e portanto o faturamento.

E o objetivo principal do negócio deve ser esse mesmo. Apesar das estratégias definidas terem objetivos diversos, isso não significa que a implantação de cada uma delas não deva contribuir para o aumento no volume de negócios.

Então vamos deixar isso bem claro. O objetivo do negócio é um. Ele é o grande objetivo a ser alcançado. Já os objetivos de cada estratégia de marketing, são outros. Mas toda estratégia de marketing deve te deixar mais próximo de alcançar o objetivo do seu negócio.

Pense nisso como uma sequência de passos. Cada passo irá te deixar mais perto do seu destino final.

Nos temos uma sessão no nosso site onde publicamos artigos com diversas estratégias de marketing imobiliário, inclusive voltadas a vendas. Mas se você realmente quer se estabelecer no mercado, foque no seu negócio.

As estratégias com foco no negócio são as mais sustentáveis. Isso porque elas aumentam o volume de novos negócios de forma consistente. Com o tempo, elas também facilitam e atraem esses negócios.

Se uma incorporadora decide lançar um empreendimento na região onde você é a referência, quem você acha que eles vão procurar? Se um cliente está querendo alugar seu imóvel na sua região e ver que todas as placas e anúncios são seus, quem ele vai procurar?

Então foque no seu negócio, na sua marca e no seu mercado. Seja consistente que o sucesso virá.